PERSONA - A Importância da Sua Criação

Neste artigo, vamos abordar o conceito de persona e mostrar sua importância para um negócio.
Criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa. O conceito de persona foi definido por Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas.
Note que persona e público-alvo são dois conceitos diferentes. O público-alvo é uma parcela bem mais abrangente da sociedade, enquanto a persona representa o cliente ideal de forma muito mais personalizada e humanizada.
Persona é a representação semi-fictícia do cliente ideal de um negócio. Semi-fictícia porque não é um personagem real, mas as suas informações são verdadeiras pois são baseadas em dados reais sobre o comportamento e características dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objectivos, desafios e preocupações.
A persona é a pedra fundamental da estratégia de marketing digital de uma empresa. Sem uma definição clara da persona ou personas, pode correr-se o risco de estar a produzir um conteúdo e uma divulgação completamente errados, como oferecer hamburgers a vegans, por exemplo.
Como é que se vai desenvolver um produto ou serviço se não se sabe quem o poderá comprar? Como se vai criar uma campanha de divulgação ou consciência de marca se não se entender quais são as dores e desejos de quem pode ser impactado?
Caso já tenha uma base de clientes, este é o primeiro lugar para começar a estudar as características para a construção da sua persona. Por outro lado, se já tiver realizado algumas vendas, também poderá explorar o perfil dos compradores. Deverá focar-se naqueles que gostaram dos produtos ou serviços que vendeu de forma satisfatória e começar a partir daqui a construir a sua persona.
Criar uma persona, ou várias personas, pode ser mais fácil quando se conseguem fazer as perguntas certas. Depois, basta usar essas informações de forma produtiva para que toda a acção e tomada de decisões sejam direccionadas àquele perfil.
Precisa de ajuda para a criação das personas do seu negócio?