Afinal o que são os 8 P’s do MARKETING DIGITAL?

Conrado Adolpho, autor do best-seller de marketing 'Os 8Ps do Marketing Digital'", idealizou a metodologia dos 8 Ps do Marketing Digital. Esta metodologia é actualmente usada em diversas agências, faculdades e empresas de diversos países, e neste artigo vamos tentar saber um pouco mais sobre este método.
Com o aumento do número de utilizadores da Internet, o Marketing Digital tornou-se indispensável para a divulgação e promoção de marcas, para que isso possa acontecer é necessário um bom planeamento e uma estratégia digital que seja capaz de aumentar a visibilidade, credibilidade e lucro das pequenas e médias empresas.
Para entender o que é o marketing digital, também é preciso saber que estes 8 Ps que iremos abordar, complementam os 4 Ps do marketing tradicional, que já tratámos no artigo anterior.
Antes de procedermos à análise individual de cada um dos Ps, convém enumerá-los:
Pesquisa, Planeamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão
1º P - PESQUISA
A Pesquisa é responsável pelo estudo do comportamento dos consumidores, para definir quem é o seu público- alvo e como é que ele se comporta na internet.
Isto envolve conhecer o que o mercado procura, saber o porquê de um aumento repentino nas buscas sobre um determinado assunto, por exemplo e agir em cima dessas informações.
Existem diversas formas de pesquisar: questionários disponibilizados nas redes sociais ou enviados por email; pesquisar as palavras-chave com mais buscas no Google,e muitas mais.
Com essas informações, é possível desenhar a persona do seu negócio
2º P - PLANEAMENTO
O Planeamento vai ser elaborado com base nos dados e estatísticas que foram recolhidos na pesquisa. Com eles irá planear quais são as estratégias de marketing digital que vai usar para atingir o seu público-alvo.
É preciso definir quais os canais de comunicação (redes sociais, site, blog ou email marketing),
qual o tipo de conteúdo a abordar com os clientes a conquistar e a fidelizar e
quais os objectivos e as metas a atingir. Nesta etapa é preciso definir um cronograma com todos os passos a
desenvolver.
3º P - PRODUÇÃO
O P de Produção diz respeito às estruturas, tecnologias e estratégias de comunicação que tornam o que foi planeado possível.
Nesta fase serão feitos os sites, blogs, landing pages
e o que mais tiver sido determinado.
4º P - PUBLICAÇÃO
O 4º P refere-se à produção de conteúdos que interessem à sua persona como forma de atrair tráfego e gerar maior percepção de valor para a marca.
Conrado refere a importância das publicações estarem de
acordo com as técnicas de SEO (Search
Engine Optimization), para melhorar o posicionamento do site nos motores de
busca.
5º P - PROMOÇÃO
A Promoção trata de tornar viral a comunicação, com foco no público-alvo, promover conteúdos com informações úteis para os consumidores.
As campanhas podem ser veiculadas em diversos meios
como sites, links patrocinados, redes
sociais, email marketing. Porém, o mais
importante é o conteúdo.
6º P - PROPAGAÇÃO
Aqui é o momento de incentivar o seu público-alvo a compartilhar os seus conteúdos, o que
fará com que eles se tornem realmente virais na internet, pode ser através de call to action, ou impulsionando posts no Facebook, por exemplo. O P da Propagação também se refere à elaboração de estratégias diferenciais de
atendimento, pós-venda, feedback e outros.
7º P - PERSONALIZAÇÃO
Nesta fase Conrado fala sobre como personalizar a comunicação com o consumidor. Essa Personalização está presente na produção de conteúdo, que deve atender às necessidades de cada tipo de cliente. Os conteúdos podem ser segmentados nas estratégias de e-mail marketing, quando são criadas listas para o envio de conteúdos de acordo com o funil de vendas.
Também está presente nas campanhas publicitárias, pois
os anúncios podem ser segmentados de acordo com o perfil e comportamento de
compra dos consumidores. Dessa forma, "o conteúdo
certo é entregue à pessoa certa e no momento certo".
8º P - PRECISÃO
O último P é o da Precisão. Ela avalia os resultados das estratégias realizadas até então, para compreender o que funcionou e o que ainda pode ser melhorado.
A precisão consiste na mensuração dos resultados. Ela fecha o ciclo dos 8 P´s, para depois o iniciar novamente, pois este método é um processo contínuo.
Ficou com dúvidas sobre como aplicar este método de marketing para que o seu negócio se torne visível?