Afinal o que são os 8 P’s do MARKETING DIGITAL?

26-01-2022

Conrado Adolpho, autor do best-seller de marketing 'Os 8Ps do Marketing Digital'", idealizou a metodologia dos 8 Ps do Marketing Digital. Esta metodologia é actualmente usada em diversas agências, faculdades e empresas de diversos países, e neste artigo vamos tentar saber um pouco mais sobre este método.

Com o aumento do número de utilizadores da Internet, o Marketing Digital tornou-se indispensável para a divulgação e promoção de marcas, para que isso possa acontecer é necessário um bom planeamento e uma estratégia digital que seja capaz de aumentar a visibilidade, credibilidade e lucro das pequenas e médias empresas.

Para entender o que é o marketing digital, também é preciso saber que estes 8 Ps que iremos abordar, complementam os 4 Ps do marketing tradicional, que já tratámos no artigo anterior.

Antes de procedermos à análise individual de cada um dos Ps, convém enumerá-los:

Pesquisa, Planeamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão

1º P - PESQUISA

A Pesquisa é responsável pelo estudo do comportamento dos consumidores, para definir quem é o seu público- alvo e como é que ele se comporta na internet.

Isto envolve conhecer o que o mercado procura, saber o porquê de um aumento repentino nas buscas sobre um determinado assunto, por exemplo e agir em cima dessas informações.

Existem diversas formas de pesquisar: questionários disponibilizados nas redes sociais ou enviados por email; pesquisar as palavras-chave com mais buscas no Google,e muitas mais.

Com essas informações, é possível desenhar a persona do seu negócio

2º P - PLANEAMENTO

O Planeamento vai ser elaborado com base nos dados e estatísticas que foram recolhidos na pesquisa. Com eles irá planear quais são as estratégias de marketing digital que vai usar para atingir o seu público-alvo.

É preciso definir quais os canais de comunicação (redes sociais, site, blog ou email marketing), qual o tipo de conteúdo a abordar com os clientes a conquistar e a fidelizar e quais os objectivos e as metas a atingir. Nesta etapa é preciso definir um cronograma com todos os passos a desenvolver.

3º P - PRODUÇÃO

O P de Produção diz respeito às estruturas, tecnologias e estratégias de comunicação que tornam o que foi planeado possível.

Nesta fase serão feitos os sites, blogs, landing pages e o que mais tiver sido determinado. 

4º P - PUBLICAÇÃO

O 4º P refere-se à produção de conteúdos que interessem à sua persona como forma de atrair tráfego e gerar maior percepção de valor para a marca.

Conrado refere a importância das publicações estarem de acordo com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para melhorar o posicionamento do site nos motores de busca.

5º P - PROMOÇÃO

A Promoção trata de tornar viral a comunicação, com foco no público-alvo, promover conteúdos com informações úteis para os consumidores.

As campanhas podem ser veiculadas em diversos meios como sites, links patrocinados, redes sociais, email marketing. Porém, o mais importante é o conteúdo

6º P - PROPAGAÇÃO

Aqui é o momento de incentivar o seu público-alvo a compartilhar os seus conteúdos, o que fará com que eles se tornem realmente virais na internet, pode ser através de call to action, ou impulsionando posts no Facebook, por exemplo. O P da Propagação também se refere à elaboração de estratégias diferenciais de atendimento, pós-venda, feedback e outros.

7º P - PERSONALIZAÇÃO

Nesta fase Conrado fala sobre como personalizar a comunicação com o consumidor. Essa Personalização está presente na produção de conteúdo, que deve atender às necessidades de cada tipo de cliente. Os conteúdos podem ser segmentados nas estratégias de e-mail marketing, quando são criadas listas para o envio de conteúdos de acordo com o funil de vendas.

Também está presente nas campanhas publicitárias, pois os anúncios podem ser segmentados de acordo com o perfil e comportamento de compra dos consumidores. Dessa forma, "o conteúdo certo é entregue à pessoa certa e no momento certo".

8º P - PRECISÃO

O último P é o da Precisão. Ela avalia os resultados das estratégias realizadas até então, para compreender o que funcionou e o que ainda pode ser melhorado. 

A precisão consiste na mensuração dos resultados. Ela fecha o ciclo dos 8 P´s, para depois o iniciar novamente, pois este método é um processo contínuo. 


Ficou com dúvidas sobre como aplicar este método de marketing para que o seu negócio se torne visível?

Graça Lopes - IEFP - CURSO TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E SERVIÇO DIGITAL - ACÇÃO 40
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