MARKETING-MIX - OS 4 P'S

16-01-2022

Como já foi analisado anteriormente, para iniciar um qualquer novo negócio precisamos definir concretamente a estratégia que vamos usar relacionada com o produto ou serviço que vamos disponibilizar aos nossos clientes. Para que essa estratégia tenha efeito no mercado, há que ter em conta algo, que já deve ter ouvido falar - o Marketing-Mix ou os 4 P's do Marketing.

Vamos então simplificar para que possa entender melhor de que é que estamos a falar.

Esses quatro P's referem-se a Product, Price, Placement e Promotion - ou, em Português, Produto, Preço, Distribuição e Comunicação - e eles são os factores que podem influenciar o processo de decisão de compra dos consumidores.

O Produto (Product)

O produto é o bem físico ou serviço que a sua empresa vai disponibilizar para satisfazer as necessidades ou desejos dos seus clientes.

Ele é constituído por quatro componentes: a marca, os serviços, a embalagem e a ideia do produto.

A marca pode ser uma palavra, uma imagem, um símbolo mas deve ser acima de tudo, diferenciador da concorrência, deve "ficar na retina", ela identifica e diferencia o seu produto.

Os serviços são o que definimos para a pré-venda (atendimento ao cliente, informação e demonstração do produto/serviço), durante a venda (forma de entrega, formação e crédito) e pós-venda (instalação, garantia e substituição temporária).

A embalagem é, em conjunto com a marca, a imagem do produto, ela é um instrumento de venda, o design é muito importante para a diferenciação do produto no mercado.

Por fim,  o que é a ideia do produto. Ao definir os atributos do seu produto ou serviço deve sempre procurar responder a perguntas como: "qual é a necessidade que o meu produto satisfaz?", "como é que o meu produto se diferencia dos já existentes?" ou "qual é a posição que o meu produto está a ocupar no mercado?" Para isso a empresa deve sempre optar pela inovação e diferenciação - tópicos que iremos tratar de forma mais desenvolvida num próximo artigo do nosso Blog.

O Preço (Price)

O preço diz respeito ao montante que os consumidores estão dispostos a pagar pelo produto/serviço. Este preço deve ter em conta todos os custos inerentes ao produto (custos de produção e distribuição, custos com publicidade, etc.) e também a margem de lucro que se pretende obter na sua venda.

O preço é um instrumento fortíssimo do posicionamento do produto no mercado, ele influencia a percepção que os consumidores desenvolvem acerca do nosso produto. Daí que seja determinante escolher a melhor estratégia para definir um preço adequado.

Podemos usar a Desnatação, que começa por cobrar o preço mais alto e vai baixando à medida do seu ciclo de vida.

Ou a Penetração, que consiste em introduzir-se no mercado com um preço baixo, ganhando uma rápida procura e desencorajando a concorrência, esta estratégia pertence às economias de escala.

A Distribuição (Placement)

A distribuição baseia-se nos canais utilizados para a disponibilização do produto aos clientes. É a forma como o produto chega ao consumidor.

É importante definir com clareza os canais de distribuição do seu negócio, uma vez que é necessário perceber onde é que o seu público-alvo irá procurar adquirir o seu produto/serviço e qual será a forma de venda que vai utilizar - Venda Directa, sem intermediários ou Venda Indirecta, com um ou mais intermediários.

Esta decisão irá influenciar também o custo do produto/serviço e por conseguinte o seu preço final.

Existem três tipos de extensão da cadeia de distribuição:

A distribuição exclusiva onde o produtor limita o número de intermediários para o seu produto, mantendo um controlo apertado sobre a qualidade do serviço prestado;

A distribuição selectiva, massifica a venda, mas obtém uma razoável cobertura do mercado, tendo simultaneamente o controlo sobre a cadeia;

A distribuição intensiva, onde o produto é colocado no maior número de locais possíveis, de modo a estar acessível ao maior número de potenciais clientes.

A Comunicação (Promotion)

Por último, a comunicação que é o veículo para a divulgação do seu bem e também da sua empresa. Diz respeito às estratégias de comunicação que terá que desenvolver para dar a conhecer as características e benefícios do seu produto/serviço ao seu público-alvo.

Aqui são definidos os canais nos quais irá comunicar as vantagens e os atributos do seu produto e, por isso, deve identificar bem a sua audiência e garantir que a mensagem é clara e relevante. É a comunicação que irá transmitir a emoção aos consumidores, a ideia de que o seu produto satisfaz uma determinada necessidade.

Podemos assim concluir que os 4 P's do Marketing servem para colocar a sua marca no mercado, de acordo com o posicionamento que deseja alcançar.

Nunca esqueça que o marketing deve ser entendido sempre no sentido de satisfazer as necessidades dos clientes. Se assim o fizer, irá desenvolver produtos/serviços que oferecem valor superior à concorrência, definir preços que se adequam ao que os clientes estão dispostos a pagar, distribuir os produtos e promovê-los de forma eficiente e a sua empresa ocupará o lugar que pretende no mercado.

Os consumidores estão no centro de tudo.

Gostaria de definir o marketing-mix do seu negócio?

Graça Lopes - IEFP - CURSO TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E SERVIÇO DIGITAL - ACÇÃO 40
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