AS DIMENSÕES DO MARKETING

11-01-2022

Neste espaço, iremos publicar um conjunto de pequenos artigos onde iremos abordar algumas definições que poderão ajudar quem se está a iniciar no mundo do marketing.

Para um leigo que está a dar os primeiros passos na área de marketing, importa em primeiro lugar definir da forma mais simples possível, o que é o Marketing?

Podemos assim dizer que Marketing é a ciência que cria estratégias para conquistar e fidelizar clientes/consumidores, procurando satisfazer as suas necessidades mas nunca esquecendo o objectivo principal, que é gerar o lucro da empresa para a sua sobrevivência no mercado.

Para uma empresa poder sobreviver no mercado, nesta era digital é indispensável um bom conhecimento e aplicação das três dimensões do marketing que se encontram interligadas - ATITUDE, ESTRATÉGIA e TÉCNICA.

Vamos começar por abordar a primeira dimensão, a ATITUDE.

A Atitude aplica-se a um grande número de decisões. Estas decisões têm que ser sempre tomadas em função do consumidor e não apenas do produto.

Em primeiro lugar a empresa tem que saber qual é o seu mercado alvo e manter-se próxima dele para o conhecer bem e saber responder às suas necessidades e desejos. A empresa precisa também conhecer bem a sua concorrência e assumir riscos para se poder diferenciar, e manter o cliente fidelizado.

Este conhecimento deve ser baseado em factos objectivos inventariados pelos estudos de mercados e irá ajudar a empresa a manter um espírito crítico, de síntese e antecipação.

O Marketing tem um grande impacto em termos de atitude numa empresa, deve ser transversal a toda a empresa. A atitude de marketing é a relação que existe entre quem gere a empresa e o departamento de marketing em articulação com todos os outros departamentos que compõem a empresa, é a cultura da empresa.

A segunda dimensão de marketing que gostaríamos de abordar hoje, é a ESTRATÉGIA.

A Estratégia apenas se consegue com o desenvolvimento de uma atitude de marketing da empresa.

Para delinear essa estratégia é preciso responder a diversas questões:

  • Quais os objectivos de marketing que a empresa pretende?
  • Quem é a concorrência e que estratégia está a usar?
  • Qual é o mercado alvo a conquistar e a fidelizar?
  • Que posição quer ocupar na mente do cliente/consumidor?
  • Quais os meios que vai utilizar: produto, preço, distribuição, comunicação?

A estratégia será posteriormente estabelecida pela direcção da empresa sob proposta da direcção de marketing e materializa-se em Mercados, Segmentos, Marcas e Produtos.

A estratégia irá definir as técnicas do que tenho que fazer para delinear um plano de marketing para a empresa.

Marketing é uma Estratégia.


Na próxima publicação iremos abordar a terceira dimensão do marketing, a TÉCNICA.

Se tiver sugestões ou dúvidas sobre este tema, temos todo o gosto em conversar consigo.

Graça Lopes - IEFP - CURSO TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E SERVIÇO DIGITAL - ACÇÃO 40
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