AS DIMENSÕES DO MARKETING

Neste espaço, iremos publicar um conjunto de pequenos artigos onde iremos abordar algumas definições que poderão ajudar quem se está a iniciar no mundo do marketing.
Para um leigo que está a dar os primeiros passos na área de marketing, importa em primeiro lugar definir da forma mais simples possível, o que é o Marketing?
Podemos assim dizer que Marketing é a ciência que cria estratégias para conquistar e fidelizar clientes/consumidores, procurando satisfazer as suas necessidades mas nunca esquecendo o objectivo principal, que é gerar o lucro da empresa para a sua sobrevivência no mercado.
Para uma empresa poder sobreviver no mercado, nesta era digital é indispensável um bom conhecimento e aplicação das três dimensões do marketing que se encontram interligadas - ATITUDE, ESTRATÉGIA e TÉCNICA.
Vamos começar por abordar a primeira dimensão, a ATITUDE.
A Atitude aplica-se a um grande número de decisões. Estas decisões têm que ser sempre tomadas em função do consumidor e não apenas do produto.
Em primeiro lugar a empresa tem que saber qual é o seu mercado alvo e manter-se próxima dele para o conhecer bem e saber responder às suas necessidades e desejos. A empresa precisa também conhecer bem a sua concorrência e assumir riscos para se poder diferenciar, e manter o cliente fidelizado.
Este conhecimento deve ser baseado em factos objectivos inventariados pelos estudos de mercados e irá ajudar a empresa a manter um espírito crítico, de síntese e antecipação.
O Marketing tem um grande impacto em termos de atitude numa empresa, deve ser transversal a toda a empresa. A atitude de marketing é a relação que existe entre quem gere a empresa e o departamento de marketing em articulação com todos os outros departamentos que compõem a empresa, é a cultura da empresa.A segunda dimensão de marketing que gostaríamos de abordar hoje, é a ESTRATÉGIA.
A Estratégia apenas se consegue com o desenvolvimento de uma atitude de marketing da empresa.
Para delinear essa estratégia é preciso responder a diversas questões:
- Quais os objectivos de marketing que a empresa pretende?
- Quem é a concorrência e que estratégia está a usar?
- Qual é o mercado alvo a conquistar e a fidelizar?
- Que posição quer ocupar na mente do cliente/consumidor?
- Quais os meios que vai utilizar: produto, preço, distribuição, comunicação?
A estratégia será posteriormente estabelecida pela direcção da empresa sob proposta da direcção de marketing e materializa-se em Mercados, Segmentos, Marcas e Produtos.
A estratégia irá definir as técnicas do que tenho que fazer para delinear um plano de marketing para a empresa.
Marketing é uma Estratégia.
Na próxima publicação iremos abordar a terceira dimensão do marketing, a TÉCNICA.
Se tiver sugestões ou dúvidas sobre este tema, temos todo o gosto em conversar consigo.
